29 abril 2015

Palestra sobre o Navegador Rodrigues Soromenho, Patrono do Agrupamento


No âmbito das comemorações do "Dia do Patrono", em colaboração com o departamento de ciências sociais e humanas, realizou-se, na biblioteca, uma palestra sobre o patrono do agrupamento, Sebastião Rodrigues Soromenho, ilustre navegador sesimbrense que viveu no século XVI e que veio a falecer na Cidade do México em 1602.
Este navegador notabilizou-se por ter sido piloto-mor nas viagens entre as Índias ocidentais e orientais, no oceano Pacífico, e nos Mares da China, ao serviço do rei D.Filipe II de Espanha, Filipe I de Portugal, e por ter realizado o primeiro roteiro objetivo e minucioso da parte ocidental dos EUA, ao longo da costa da Califórnia.
No seu testamento, escrito no dia 11 de fevereiro de 1602, o navegador beneficiou a terra onde nasceu, deixando metade dos seus bens a la Cassa de la Santa Misericordia de Cicinbra donde yo naci para el sustento de los pobres.Uma parte do traslado do seu testamento encontra-se no Arquivo Municipal de Sesimbra.
A palestrante, Carla Delgado de Piedade, é professora da disciplina de História do ensino secundário em Almada, e realizou um trabalho de investigação sobre o navegador, premiado pela Academia da Marinha, tendo a Câmara Municipal de Sesimbra publicado o seu livro Sebastião Rodrigues Soromenho - Um Navegador de Sesimbra. 
No próximo ano, gostaríamos de promover uma palestra alargada à comunidade educativa para divulgação dos feitos deste navegador, considerando a pertinência da obra deste sesimbrense, bem como as  ótimas competências de oratória da palestrante. 
Bem haja, Carla Piedade!!



Sem comentários:

Enviar um comentário